Design, Tecnologia e o Posicionamento das marcas

O que você vai ler aqui: o artigo fala sobre como as novas tecnologias impactam nas estratégias de branding das marcas e ainda traz cases para você se inspirar.

Por que é importante:  design e tecnologia andam juntos. Se você quer acompanhar o mercado, insights como esses são fundamentais.

Conclusão:  não existe um segredo para alinhar a tecnologia com o branding, mas sim caminhos estratégicos a serem seguidos e compartilhados.

Tempo de leitura:  1 minuto 

Há 15 anos, quem imaginaria que viveríamos colados em uma telinha de celular quase 24 horas por dia? Hoje, são raras as inovações tecnológicas que causam espanto ou surpreendem. A não ser que alguém descubra como fazer o HoverBoard, o skate voador de De Volta para o Futuro, o restante virou rotina, aí incluídas as novidades quase diárias do universo do mobile marketing e do branding.

E isso é bom? Claro! A discussão, nesse caso, gira mais em torno de como tais avanços impactam no posicionamento e atualização constante na atuação das marcas, do design às funcionalidades. E é sobre essa combinação que vamos falar hoje.

Democratização e aposta na experiência

Um dos maiores benefícios desse boom tecnológico é a democratização do acesso à tecnologia.

Outro ponto importante a ser lembrado é que tecnologia e design já não estão mais separados. Foi-se o tempo em que um era restrito a geeks e o outro fazia parte apenas do domínio da estética. Atualmente, cada vez mais essas duas áreas convergem para encontrar um objetivo em comum: a experiência do usuário.

Quando falamos de marketing, branding, design, tecnologia e outros, a máxima é: não crie por criar. Pense em todos os aspectos que possam influenciar na utilidade daquele produto ou serviço. No final das contas, é isso que importa.

Mas como fazer isso?

Qual o segredo? Não existe uma fórmula mágica para entregar a melhor experiência ao usuário. Mas, de fato, existem caminhos. O primeiro deles é estudar a fundo o comportamento do consumidor. Hoje em dia, quem não trabalha com pesquisa e coleta de informações e dados vai, definitivamente, ficar para trás. Portanto, é fundamental realizar análises e testes constantes de mercado para investigar elementos como viabilidade e recepção do público, em alinhamento constante com os resultados alcançados.

Outro caminho envolve a multidisciplinaridade. Se você quer entregar boas experiências aos usuários, não esqueça de trocá-las primeiro com a sua equipe. Novos produtos, bem como todo o trabalho de branding exigem que as áreas de criação e desenvolvimento trabalhem juntas desde o começo para que o resultado seja o melhor possível. Ou seja, o segredo está em alinhar design e funcionalidade e, claro, criatividade.

Inspire-se

Um bom exemplo de case de branding que conseguiu juntar os caminhos de design e tecnologia é o da Cielo, desenvolvido pela FutureBrand no decorrer de três anos. Do novo nome até o reposicionamento da marca no mercado, tudo foi criado pela combinação das equipes de estratégia, criação e design, inovação e design de produtos e gestão de marca.

O resultado? Mais de 1,8 milhão de estabelecimentos credenciados e consolidação como uma das cinco maiores redes de pagamento eletrônico do mundo e a maior da América Latina. Com o trabalho de branding aliado à tecnologia, a empresa se tornou mais do que uma simples máquina de passar cartão, mas uma plataforma de serviços que conectam empresas, associados e usuários.

Outro case mundialmente conhecido e que vale a menção é o do Airbnb. Desde o começo, o serviço online comunitário de hospedagem se preocupou em oferecer a melhor experiência para todos os seus públicos, dos hóspedes aos anfitriões. Ao dedicar atenção especial a segurança, informação e qualidade, a marca se tornou uma das mais confiáveis do ramo.

Os dois cases comprovam que não podemos ficar presos a entregas individualizadas e limitadas, mas que é necessário desenvolver soluções complexas e diversas em si mesmas, com foco nas mais diferentes necessidades das pessoas.

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