Comunicação é a chave para o sucesso nas redes sociais?

O que você vai ler aqui?

Neste artigo, nós falaremos sobre como tornar uma marca forte nos ambientes digitais.

Por que é importante?

O dinamismo da internet acaba colocando à prova a consistência do discurso e a capacidade de comunicação das marcas.

Respondendo à pergunta

Ao entendermos que comunicação é um processo constante de troca de informações, concluímos que as redes sociais são, justamente, as plataformas onde essas informações transitam, certo?

Bem, nesse caso, a resposta é clara: comunicação é mesmo a chave para o sucesso nas redes sociais. Só que, imediatamente, outra questão se apresenta: o que pode ser considerado “sucesso”?

É sobre isso que Mateus Prado, nosso líder criativo, fala hoje aqui no Brand Ideas.

Pra começar, o que as marcas devem deixar de fazer?

Para Mateus, o erro crasso é querer propagar uma mensagem num ambiente cujo princípio é a socialização.

Nesse sentido, desdobrar um kv em um conteúdo para redes sociais é o mesmo que ignorar o que as pessoas gostam de ver, de fazer e de compartilhar.

Ele completa dizendo que o correto seria olhar para as pessoas e entender que a identidade visual, o texto e tudo o mais que constitui o universo da marca devem ajudar na percepção global de uma personalidade. O resultado disso seria, invariavelmente, conseguir desenvolver conteúdos capazes de estabelecer vínculos com o que as pessoas realmente gostam de consumir nas redes sociais.

Como se adaptar a tantas plataformas e como se destacar no Instagram?

Segundo Mateus, isso começa pela diretriz de comunicação da marca, que deve mapear sua presença nas plataformas de modo que sua atuação faça sentido.

Um dos pontos que se consideram nesse entendimento é o objetivo da plataforma e o tipo de conteúdo demandado pela marca. Se a marca divulga muitos vídeos, o Youtube pode ser um grande parceiro. Do contrário, seria desgastante.

Já no caso do Instagram, o fator psicológico é que esta é uma rede social hedonista. É o recorte do melhor da vida das pessoas, com conteúdos cada vez mais plásticos, mais sujeitos ao design, ao conceito e às tendências. Assim, o público acaba se comportando como marca.

Nesse ambiente, manter a consistência na linguagem e uma boa apresentação visual são desafios ainda maiores.

Existe algum método?

O primeiro passo é ter um olhar cuidadoso para o propósito da marca. Um departamento ou uma agência de branding podem facilitar as coisas no sentido de garantir que objetivo está sendo considerado em todas as atividades de comunicação e em todos os pontos de contato.

É bem verdade que construir relevância pode parecer uma tarefa confusa. Mas esta é uma impressão equivocada, na maioria das vezes.

O que constitui o ambiente do desafio, na verdade, são as muitas variantes que precisam ser observadas, como a expectativa do cliente em relação à comunicação, os objetivos de negócio e a natureza das plataformas pelas quais a marca se comunica.

Portanto, pode-se dizer que não existe um método, mas, sim, um entendimento do todo, que procura encadear logicamente as ideias da marca sob o aspecto da comunicação.

Em quem se inspirar?

Entender como algumas marcas estão conseguindo superar esse desafio pode ser um bom ponto de partida para a construção de uma expressão própria.

Mateus destaca o que vem sendo feito para se conseguir a tão sonhada expressividade na internet, além de outros pontos importantes. Vamos a eles!

1.  Conteúdo apropriável

Mateus aponta a perspicácia na mensagem (visual e verbal) da Nike.

Com simplicidade e concisão, a marca conseguiu incorporar na vida das pessoas uma forma de expressão que combina com o que elas naturalmente já fazem na internet.

2.  Contar uma história

Nesse caso, o exemplo que o líder criativo traz é o da Oreo. Diferentemente da Nike, a Oreo está mais concentrada em contar uma história, em imprimir um estilo, em promover uma sensação que combina com a audiência e com o objetivo do Instagram, que é a autoindulgência. O gatilho, no entanto, é o mesmo da Nike: a simplicidade na mensagem como um todo. Embora não seja um conteúdo apropriável, ou seja, que não é simples de se reproduzir, é de fácil absorção, pois o todo é consistente.

3.  Inspirar-se no que as pessoas produzem

Algumas marcas reproduzem brincadeiras na internet. Algumas vezes, dá certo; outras vezes, não. Para Mateus, o ponto crucial está em analisar profundamente as piadas e os memes, para entender como essas linguagens são montadas. Caso contrário, há o risco de parecer um adulto fazendo coisas de criança ou um tiozão deslocado no meio da galera.

Conclusão

A conexão entre todos esses pontos é, justamente, a simplicidade da mensagem final. Quando se consegue um casamento entre a forma e o conceito verbal, a mensagem ganha consistência e verdade.

Seria isso, então, o almejado sucesso nas redes sociais? Combinar forma e discurso em prol de uma mensagem simples, consistente e verdadeira? O que se ganha com isso? Precisamente, uma presença mais forte na internet e uma percepção da marca muito mais duradoura. Talvez essa noção de sucesso seja uma definição mais pertinente para esse assunto.

Que comunicação é a chave nós já sabemos. Mas a grande questão é o “como”.

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